quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

News: Aleksandar Protic também fora da ModaLisboa

E as razões foram apresentadas... a culpa é da crise! :/ E a juntar a Ana Salazar e à dupla Alves.Gonçalves, também Aleksandar Protic não vai estar presente na próxima edição da ModaLisboa. Assim diz o Diário de Notícias no artigo que se segue:


De acordo com um comunicado da Associação ModaLisboa, não irão ser apresentadas no Pátio da Galé, entre os dias 08 e 11 de março, as coleções para o próximo inverno de Ana Salazar, da dupla Alves.Gonçalves e de Aleksandar Protic.
"No caso da marca Ana Salazar, na qual a designer Ana Salazar desempenha unicamente funções de direção artística, a sua ausência nesta edição resulta de um conjunto de dificuldades que a empresa atravessa já há algum tempo", refere a nota.
Ana Salazar é presença assídua no certame, tendo integrado o grupo de designers da primeira edição, realizada a convite da Câmara de Lisboa em 1991, no Teatro Municipal São Luiz.
Ainda de acordo com a organização da ModaLisboa, também Aleksandar Protic e Alves.Gonçalves não irão participar na próxima edição, mas "por razões decorrentes de reorganização empresarial e entrada de grandes encomendas, que no atual período socioeconómico representam uma prioridade para as marcas em questão".
José Manuel Gonçalves, que em conjunto com Manuel Alves forma a Alves.Gonçalves, disse à Lusa que a participação "foi de facto cancelada, por motivos que se prendem com compromissos comerciais e contratuais inadiáveis".
No entanto, a coleção para o próximo outono/inverno será apresentada em "data brevemente a anunciar".
Esta não é a primeira vez que a dupla apresenta coleções fora do calendário da semana de moda da capital ou, ainda que inseridos na iniciativa, fora do local onde decorre o certame.
A Lusa tentou obter esclarecimentos de Ana Salazar e Aleksandar Protic, mas até ao momento tal não foi possível.
A organização da ModaLisboa esclarece que "endereçou o convite para apresentação das coleções aos criadores que integram regularmente o calendário de desfiles" e "entende as razões apresentadas", subscrevendo que "a sanidade económica das marcas é fundamental, ainda que isso represente não participar numa edição, situação que já aconteceu no passado".
Os custos estruturais dos desfiles, com os manequins, cabelos, maquilhagem e convites, são assegurados pela organização. Os custos de produção das coleções ficam a cargo dos designers de moda ou das marcas que representam.
 O calendário da 38.ª edição da ModaLisboa, que decorre sob o tema Freedom (Liberdade), inclui a apresentação das coleções de Alexandra Moura, Dino Alves, Filipe Faísca, Katty Xiomara, Lidija Kolovrat, Luís Buchinho, Maria Gambina, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Pedro Pedro, Ricardo Dourado, Ricardo Preto, Valentim Quaresma e White Tent. No âmbito da plataforma LAB, serão apresentadas as propostas para o próximo inverno de Daniel Dinis, Marques Almeida, Os Burgueses, Ricardo Andrez, Say My Name e Vítor.
A 38.ª edição da ModaLisboa decorre de 08 a 11 no março no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço.


E ao que parece Ana Salazar anunciou o fim da sua função de directora criativa da marca com nome homónimo. Mais aqui.

12 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que se passa :O ?
Fi *

Nádia disse...

Parece que a crise chega mesmo a todo o lado :S


My Fashion Insider

The Pink Elephant Shoe disse...

Não percebo nada disto já, e para mim, Moda Lisboa não é o mesmo sem a Ana Salazar.

Ana Filipa Rodrigues disse...

Meu deus, até a moda já está a ser afetada :|

Tânia Valadas disse...

haha fiz um post igual!
É triste mas pronto :/

Lau Figueiredo disse...

A crise a afectar o sector da moda, é uma pena!

Lau
http://thenewblacksheep.blogspot.com/

Unknown disse...

A crise a afectar a moda... só em Portugal :/

xoxo*
IV

Unknown disse...

As coisas com a marca Ana Salazar já não andavam bem há algum tempo em termos de €....mas é pena porque ela é um marco na moda portuguesa!

Margarida disse...

é uma pena! :\

Ana Carneiro disse...

Ao contrário de muitas pessoas, e isto sem querer 'insultar' ou magoar ninguém, acho muito bem que as marcas e designers ao não terem condições para apresentarem as suas colecções em prazo marcado, se retirem da listagem com a devida antecedência. E é de facto muito importante que as marcas tenham as suas prioridades em mente! No papel de alguém que conhece a indústria, sei que o tempo não estica e uma vez que muitas produções estrangeiras estão a voltar a Portugal, as próprias confecções colocam à frente marcas estáveis e deixam para segundo plano as pequenas quantidades que os estilistas portugueses fazem... Além disso, todas estas marcas apresentarão na mesma as suas colecções, apenas não no prazo da Moda Lisboa!

http://myveryownoneyearproject.blogspot.com/

Unknown disse...

Bem, isto é demasiado mau...!

Carolina A. disse...

Apesar de tudo ainda vão nome bem sonantes à ModaLisboa! No entanto é um pena! :D